top of page

O Simbolismo e a Medalha de São Bento

Você sabe a origem da medalha de São Bento? Este Sacramental surgiu pouco tempo após a morte de Bento tornou-se um objeto de fé e devoção entre os católicos. A medalha foi inspirada na vida e a oração.


Na frente da medalha, cada elemento tem um significado:


São Bento é retratado na Medalha vestindo o hábito da Ordem dos Beneditinos, que foi criada por ele mesmo. Esta vestimenta aponta a vida monástica reformulada pelo monge.


Ao redor da imagem, pode-se notar uma expressão em latim: Eius in Obitu nro Praesentia Muniamur. (Que São Bento nos conforte na hora da nossa morte) Assim como São José, Bento é também considerado o padroeiro da boa morte, considerando que os dois tiveram mortes santas. Assim, levar consigo a medalha de São Bento é como pedir a graça da boa morte.


Abaixo da representação de São Bento, é evidente a presença da Cruz Sagrada, que ele veementemente venerava. A cruz é a salvação e a libertação do mal, alcançadas pelo precioso sangue de Jesus, derramado nela. São Bento praticava o Sinal da Cruz e recomendava a todos que fizessem em diversos momentos.


Em sua mão direita, podemos perceber a presença de um livro. Esse livro é Regra de Vida, a obra a oferece um caminho para a vida, o trabalho, a vida espiritual, a caridade e a busca pela santidade.


Já o báculo mantido em sua mão esquerda simboliza sua autoridade espiritual como abade. São Bento, de fato, foi um mestre espiritual profundamente reverenciado, como evidenciado pelo fato de ter seguidores há 1500 anos.


Na parte de trás da medalha, cada sigla representa uma parte da oração:


C.S.P.B. - Cruz Sancti Patris Benedicti. (Cruz do Santo Pai Bento)

C.S.S.M.L. - Crux Sacra Sit Mihi Lux. (A cruz sagrada seja minha luz)

N.D.S.M.D. - Non Draco Sit Mihi Dux. (Não seja o dragão meu guia)

PAX - Pax (literalmente, Paz)

V.R.S.N.S.M.V. - Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana. (Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs)

S.M.Q.L.I.V.B. - Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas. (É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos)



As Orações de São Bento

Oração presente na medalha = A Cruz Sagrada seja a minha Luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno.


Oração a São Bento = Ó Deus, Vós que Vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca São Bento, o espírito de todos os justos, concedei a nós, Vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo espírito para que possamos, com o Vosso auxílio, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


Oração para obter uma graça = Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo a vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; afastem-se todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vista neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus.


Leia a a vida de São Bento de Núrcia AQUI


São Bento de Núrcia, rogai por nós!

Comentários


Cristo morreu por ti. - Tu... que deves fazer por Cristo?

bottom of page